Brincando de "cabo de guerra" (TUG) com o seu cão - tudo o que você precisa saber.

Olá pessoal! Hoje compartilho com vocês um artigo, com vídeos, bem interessante que fala sobre a brincadeira de “cabo de guerra”, também conhecida como TUG, com cães. Esse artigo, e vídeos, foram produzidos por Robert Cabral, um profissional com bastante experiência que atua na California, EUA.

Para ler o artigo original em inglês, clique aqui. Boa leitura!


Brincar de “cabo de guerra” (TUG) com o seu cão é uma das interações mais recompensadoras que você pode fazer. Mas entender como brincar é muito frustrante, muitas vezes para cães e humanos. Neste artigo, gostaria de explicar como jogar por diversão, aprender e construir a relação entre você e seu cachorro.

O jogo de "cabo de guerra” (TUG) deriva do instinto de caça à presa de um cão - esse é o desejo de procurar, encontrar, perseguir e matar para comer. É essa mesma “vontade” que procuramos aproveitar quando jogamos quase todos os jogos com um cão, como buscar por exemplo. No entanto, ao contrário da busca e recuperação, o “cabo de guerra” continua quando o cão está conosco. O jogo envolve alguns dos drives defensivos do cão enquanto ele joga com intensidade maior conosco dentro dessa atividade. Nem todos os cães vão ter perfil para esse jogo como nem todos os cães irão ter perfil para jogos de busca. Para envolver um cão em um bom jogo de “cabo de guerra”, você precisará de um certo tipo de cão (e eu não quero dizer raça específica). Nem todas as personalidades vão jogar. Nosso cachorro Jimi não tem interesse nenhum, mas Pateta e Maya adoram!

Para o jogo ser divertido, o cão tem que saber que pode ganhar. No entanto, para evitar que um cão controle o jogo, temos que vencer. Então, como resolvemos isso? Fiz vários vídeos sobre essa brincadeira com seu cachorro e vou inseri-los abaixo, já que uma imagem vale mais que mil palavras. Neste artigo, vou simplesmente dar-lhe a teoria geral e instrução e pedir-lhe para assistir os vídeos abaixo para se familiarizar melhor com essa atividade.

Mais uma vez, quero salientar que nem todos os cães serão adequados para essa brincadeira. Cães com baixa capacidade de defesa, como cães muito suaves, não são bons candidatos para o jogo. Cães que são muito possessivos ou dominativamente agressivos também não são bons candidatos. Você verá muitos cães de obediência, cães de busca e resgate e cães da polícia brincando de TUG. Eles têm o drive correto. Se o seu cão não gostar do jogo depois de ter trabalhado com ele, considere ir a um clube de obediência ou de cachorro-esporte (como IPO ou Mondio Ring) para saber mais antes de desistir.

Esses vídeos vão ensinar você a gostar dessa atividade.

# 1 Neste vídeo eu mostro porque eu amo esse jogo com meu cachorro:

# 2 Neste vídeo eu mostro as noções básicas dessa brincadeira com seu cachorro:

# 3 Neste vídeo, discuto um dos tópicos mais complicados, como tirar o cachorro do brinquedo:

# 4 Aqui está uma boa explicação de como terminar o jogo:

Há outros vídeos no meu canal YOUTUBE que lidam com o “cabo de guerra” e você pode fazer uma pesquisa rápida clicando aqui para ser direcionado. Não se esqueça de se inscrever para receber atualizações de todos os novos vídeos. O canal é atualizado diariamente.

Lembre-se, é minha missão ajudá-lo a entender melhor seu cão e dar a todos os cães uma boa chance de uma boa vida. Obrigado por fazer parte desta missão!

Robert