O uso da esteira ergométrica para cães tem uma série de benefícios para a saúde física e mental dos cães, além de ser uma ferramenta de extrema valia para a rotina complementar de atividades diárias.

Sabemos como é de extrema importância exercitar os cães diariamente, por isso as caminhadas são essenciais, mas sabemos também que sempre existem contratempos como chuvas, temperaturas muito altas, ou situações inusitadas que não nos permitem sair de casa, por isso, é importante termos alternativas de exercícios para nossos cães.

A esteira ergométrica é uma ótima alternativa para mantermos nossos cães bem condicionados fisicamente, mas além disso é um ótimo exercício de foco, principalmente para cães inseguros e mais sensíveis. A atividade na esteira trabalha a mente do cão, fazendo com que ele se concentre no movimento da lona com mais intensidade e desconsidere outras distrações.

Essa atividade é excelente para cães que tem medo de chuva, barulho de fogos ou apresentam sintomas fortes de ansiedade de separação.

O uso dessa ferramenta na rotina dos cães deve ser incorporado com o devido condicionamento, por isso, recomendamos a apresentação correta com associações de calma e tranquilidade.

Os benefícios no lado físico são enormes, já que a caminhada na esteira é estável e trabalha a musculatura e articulações de maneira uniforme, além de trabalhar também a circulação e a parte cardiovascular.

Recomendamos que os cães passem por um exame de saúde antes de iniciar essa atividade para garantir que não exista histórico de problemas cardíacos, respiratórios ou articulares.


Para cães mais ativos e energéticos, recomendamos o uso da esteira diariamente como atividade complementar ajudando assim a drenar a energia física e mental do cão deixando-o num estado mais calmo e tranquilo.

Se você quer incorporar essa atividade na rotina do seu cão mas não sabe bem como fazer, consulte um profissional e faça com ele o condicionamento correto para garantir que seu cão sempre terá uma boa experiência na esteira.

*Jamais deixe seu cão na esteira ergométrica sem supervisão.

No vídeo à seguir vocês podem ver a introdução de cães mais difíceis na esteira ergométrica.


Veja aqui um bom exemplo de resultado com um cão jovem, se adaptando com o exercício na esteira ergométrica.