O enforcador é uma ferramenta muito usada no adestramento e treino de cães que proporciona controle do cão e permite uma comunicação baseada no movimento. É muito importante enfatizar que o enforcador, como outras ferramentas, deve ser usado de forma correta, do contrário, ele pode prejudicar não apenas o comportamento do cão mas também a sua saúde. 

 

Como usar o enforcador de maneira correta?

  • Antes de comprar o enforcador, tire a medida do pescoço do seu cão, e compre um que circunde o pescoço inteiro com uma pequena folga. Um enforcador muito grande pode prejudicar a comunicação e gerar correções desnecessárias, além de criar a necessidade de manter a guia mais tensa para evitar que o cão saia dela.

  • Use enforcadores de tecido ou nylon, mas evite os feitos de metal ou corrente pois esses podem causar danos na pele e no pescoço do animal se for usado de forma errada.

  • O enforcador deve ficar ao redor do queixo, atrás das orelhas com os anéis na altura do verso das orelhas, sem tensão. Essa posição permite melhor controle e correções curtas e leves com um resultado melhor.

  • Jamais use o enforcador na parte de baixo do pescoço do cão, pois pode danificar a traqueia causando problemas respiratórios. Além disso, a posição incorreta do enforcador gera correções mais fortes e ineficientes, gerando estresse desnecessário para o cão.

  • Use o enforcador apenas quando estiver trabalhando com seu cão e jamais deixe que ele fique com a ferramenta no pescoço ao longo do dia, principalmente sem supervisão. Seu cão pode enroscar o enforcador em alguma parte da sua casa, ou em algum objeto e de fato ficar sem ar.

  • Quando usar o enforcador, mantenha a guia curta e relaxada, sempre deixando espaço para correções quando necessário. Jamais permita que seu cão caminhe na sua frente com um enforcador, já que qualquer movimento brusco da sua parte irá causar um deslocamento a distância ao cão e pode de fato machuca-lo.


Quando usado de forma correta, o enforcador pode ajudar no comportamento do cão durante as caminhadas e nos treinos domésticos, proporcionando mais controle e comunicação nos movimentos.

O uso correto dessa ferramenta exige aprendizado e exercícios contínuos, por isso, sempre consulte um profissional antes de tentar qualquer alternativa com seu cão para garantir a sua segurança.