Naturalmente cães não sujam sua casa, eles preservam bem o espaço que dormem, que comem e aonde circulam, porém, vale lembrar que os cães não sabem exatamente como funciona o ritual do banheiro na nossa casa, e por isso vão precisar de orientação para acertar.

Quando falamos em cães que tem problemas para identificar o “banheiro” da casa, na verdade estamos tratando de mais um sintoma e não um problema em si, a falta de orientação.

Vamos rever aqui algumas das causas mais comuns do mau uso do banheiro pelos cães;

  • Cães que tem total liberdade na casa desde o primeiro dia – muitas pessoas acreditam que a primeira coisa que devem fazer quando trazem seu cão para casa é deixar que ele cheire e investigue a casa toda. Isso configura uma comunicação clara que pode jogar contra suas intenções, pois aos olhos do cão o que você está dizendo é “você é novo aqui mas estou te dando autonomia para fazer o que quiser na minha casa nos seus termos”. É claro que com essa postura, você terá surpresas nada agradáveis, e o xixi e o cocô nos lugares errados será uma delas.

  • Cães que são confinados em áreas muito pequenas aonde o banheiro, a cama, a água e a comida estão muito próximos – para esses cães, a comunicação está confusa, já que não é natural para eles usarem o banheiro ao lado da área de descanso, ou próximo da área aonde comem. Essa falha na comunicação, gera a necessidade de criar um novo espaço para os dejetos, e quando solto, com certeza ele irá usar o banheiro o mais longe possível do lugar por você designado.

  • Cães tem múltiplos banheiros pela casa – muitas pessoas definem vários espaços na casa para o cão usar o banheiro, espalhando jornal e tapetinhos em cômodos diversos da casa, deixando o cão confuso, e dando a oportunidade dele escolher o seu banheiro preferido. Infelizmente esse banheiro será toda a sua casa, já que sem perceber, você marcou sua casa toda com o odor de dejetos, e seu cão está apenas reforçando a sua regra e expandindo seu espaço.

  • Cães que não tem rotina de atividades físicas – Cães que não saem para caminhar com frequência, ou não tem horários para caminhar, comer e dormir, normalmente vão usar o banheiro em horários e lugares variados. Sem uma definição de rotina o cão fica perdido, e pode usar o banheiro em lugares inusitados quando sentir vontad

Cães não castrados com personalidades territoriais – marcar a casa toda como expressão de hierarquia é muito comum entre cães não castrados, já que seu instinto favorece esse comportamento. Vale lembrar que nesses casos, marcar a casa é apenas um dos sintomas, e outros comportamentos devem ser avaliados para um ajuste comportamental devido.

Para corrigir esse comportamento precisamos lembrar do conceito fisiológico natural; os cães usam o banheiro quando;

  • Acordam

  • Depois de comer

  • Quando se exercitam

Se lembrarmos desses princípios, vamos estar atentos a quando e como orientar nossos cães a usar o banheiro no lugar certo. Filhotes e cães idosos, usam o banheiro com mais frequência, mas seguem o mesmo padrão.

Fique atento aos momentos que seu cão usa o banheiro, e leve-o até o lugar certo sempre. Crie o hábito de manter sua casa sempre limpa e sempre que seu cão usar o banheiro no lugar errado limpe imediatamente e leve-o ao local correto indicando o que ele deve fazer.

Deixe seu cão dormir distante do banheiro designado. Tenha certeza que a água e a comida também nunca estarão disponíveis na mesma área do banheiro.

Defina áreas aonde seu cão pode ficar na sua ausência, não dando chance para o acaso. Enquanto ele está em fase de adaptação, ele não deve explorar livremente sua casa sem supervisão. Seja consistente, oriente e defina apenas um lugar como banheiro. Os cães aprendem muito rápido, por isso não perca a paciência, quanto mais calmo e claro você for nas regras, mais fácil será para o seu cão aprender.