Como fazer treinos na prática com seu cão em casa?

Olá pessoal! Hoje quero compartilhar com vocês alguns vídeos legais que mostram pequenas sessões de treinos na prática que podem ser super úteis para o aprendizado de todos. Nesse artigo separei alguns vídeos legais que mostram o processo de aprendizado dos exercícios básicos para você trabalhar com seu cão, na sua casa, no seu bairro e nas suas caminhadas.

Antes de qualquer coisa é importante lembrar que cada cão tem suas características individuais, cada cão vive em um ambiente diferente e cada um de nós tem um certo grau de habilidade no que diz respeito à essas práticas. Considere sempre esses fatores antes de ajustar suas expectativas quanto aos resultados.

Leve também em consideração o uso correto de equipamentos de treinamento. Na maioria dos vídeos os cães estão sendo treinados com a prong collar e a e-collar, logo é importante saber identificar que tipo de resultado você consegue replicar com o equipamento que usa até então.

Dito isso, vamos ao conteúdo!

Place.

Nesse primeiro vídeo vocês podem ver a primeira sessão de introdução do place com a prong collar e parte da comida do dia. O vídeo mostra o exercício sendo feito dentro de casa, com muitas repetições, e marcações verbais apenas para ir para o place e sair do place.

Nesse segundo vídeo, ainda na introdução do exercício do place, vocês podem ver a mecânica de ir e sair do place, a importância das marcações nos momentos exatos, e quando iniciar a apresentação de limitações e duração.

Nesse terceiro vídeo, temos um cão fazendo o exercício apenas com o uso da e-collar, sendo orientado a se mover de um place para o outro. Esse exercício é bacana porque reforça ainda mais a noção de direção que o cão recebe do condutor, e cria uma pequena dinâmica que diversifica o possível local do place.

Andar junto na guia sem puxar.

Nesse primeiro vídeo vocês vão ver a primeira sessão desse cão com a e-collar. A coleira eletrônica é um equipamento sensacional para essa prática porque traz a precisão exata na comunicação necessária para o aprendizado do cão. Nesse vídeo vocês podem ouvir os momentos exatos aonde o cão está recebendo os estímulos e podem ver porque eles acontecem: nos momentos exatos aonde o cão se distraí ou sai da posição. A coleira é usada como indicador e é desativada no momento que o cão responde adequadamente.

Vejam que a treinadora faz várias mudanças de direção e posição. Isso é necessário para que o cão mantenha o foco nela e priorize sua orientação e movimentos à longo prazo. Parte da comida do dia é usada também como marcador positivo assim que o cão completa o exercício ou responde de acordo com as instruções.

Nesse segundo vídeo Blake explica os detalhes sobre a pressão na guia, como os movimentos devem ser fluidos e como orientar o cão a seguir os movimentos do seu corpo. Ele fala sobre os erros no uso da pressão por trás do pescoço e como previnir esses problemas com práticas de pressão leve na posição correta.

Esperar nas passagens.

Aprender a esperar antes de sair de casa, antes de entrar em casa, para passar de um cômodo para o outro, para entrar e sair do carro e etc. Essa é uma prática importante que deve existir para garantir que o cão mantenha um estado mais calmo e tranquilo durante as atividades que vão acontecer na sequência, além de reforçar o foco dele na sua orientação e futuras permissões.

Nesse vídeo a Heather também tem o soundbox ligado, que permite que vocês escutem quando a e-collar é acionada. Observem o vídeo com atenção e vejam quando a pressão da prong collar é usada e quando apenas o estímulo da e-collar é necessário, já no final. A prong collar é necessária na introdução, já que o cão não tem essa direção da e-collar. Uma vez que o cão entende o conceito, o sinal da e-collar passa a ser o suficiente.

Nesse segundo vídeo temos mais um exemplo de exercícios de passagens, com um novo cão. Todos nós temos oportunidades de praticar dentro e fora de casa em inúmeras oportunidades. No vídeo o exercício é feito apenas com o uso da prong collar como ferramenta de comunicação. Jeff explica como criar a mecânica do exercício e suas repetições, sem muitas palavras, sendo apenas claro e objetivo.

Caixa de Transporte.

Eu sempre recomendo o uso da caixa de transporte como protocolo de segurança para o convívio com cães. Liberdade não supervisionada pode trazer graves problemas para você e seu cão, além de possíveis grandes prejuízos materiais e de saúde possivelmente para o cão.

Nesse vídeo Jon mostra a introdução de um cão à caixa de transporte (de metal) pela primeira vez. Essa é uma prática que pode ajudar os cães mais relutantes no condicionamento e mecânica de entrar e sair do espaço, sem resistência ou maiores problemas.

No segundo vídeo Heather mostra de forma bem simples como estabelecer as regras de entrada e saída da caixa de transporte, com calma e respeito. Os cães devem aprender a esperar por sua orientação para sair, e relaxar quando estiverem lá dentro.

Para a maioria dos cães domésticos esses são os exercícios e práticas que garantem um bom convívio em situações diversas. São ótimas referências visuais para que todos vocês possam começar hoje à aplicar mudanças de rotina e postura com seus cães. Bons treinos pessoal!