A coleira “flat”, ou coleira comum, não é exatamente uma ferramenta de trabalho, mas é um acessório para cães que tem como função primordial identificar o cão, já que a mesma é feita com um anel de metal aonde a placa de identificação deve ficar pendurada.

images.jpeg

Além da identificação, a coleira “flat” é também usada como segunda coleira, por medida de segurança, caso a coleira de trabalho apresente algum defeito. O anel de metal permite que a coleira “flat” seja conectada a coleira de trabalho por um gancho, também conhecido como “mosquetão de escalada”, que pode ser encontrado em lojas de variadas.

Existem inúmeros modelos de coleira “flat” no mercado, cada uma feita com materiais diferentes. Eu tenho preferencia por modelos mais leves e que possam ser lavados. Sempre leve em consideração o peso, o tamanho e o material usado para garantir o conforto do seu cão.


Unknown-2.jpeg

Não aconselho treinar cães com coleira “flat” já que a mesma não foi designada para esse propósito e não possui mecanismos de correção, mas aconselho o uso diariamente para identificação dos cães, principalmente em ambientes sociais.

Quando adquirir essa ferramenta, tire as medidas do pescoço do seu cão e use uma coleira de tamanho compatível. O ajuste deve ser justo mas não apertado, permitindo uma folga de apenas um ou dois dedos para garantir que não ficará folgada. A coleira folgada demais pode ser removida pelo cão com facilidade.

Tenha certeza também que as dimensões da coleira são compatíveis com seu cão. Coleiras muito grossas com tecido espesso, veludo ou velcro podem irritar a pele do cão. Considere mais a utilidade e conforto do acessório ao invés do design. Todos queremos ver nossos cães com coleiras bonitas, mas o importante mesmo é o conforto do uso para o cão.