A placa de identificação é um acessório que os cães devem utilizar todas as vezes que estão fora de casa. Existem variados modelos feitos com materiais de alumínio, plástico e aço que podem ser personalizados com o nome do cão, telefones de contato e número de identificação do pedigree.

Eu aconselho o uso das placas de plástico, principalmente para cães com até 12kg,  pois são mais leves e fáceis de limpar.

É importante termos sempre a placa de identificação na coleira dos cães para garantir que no caso de fugas, ele seja encontrado e devolvido para você. A placa de identificação é prevenção e responsabilidade.

Caso seu cão fique em quintal, ou em áreas abertas fora de casa, mantenha sempre nele a coleira com a placa de identificação. Lembre de retirar a coleira e lavar pelo menos uma vez a cada 15 dias para garantir a higiene da ferramenta e verificar a pele do seu cão garantindo que não há presença de reações alérgicas.

Se você tem hábito de levar seu cão em parques ou em áreas abertas para recreação ou outras atividades, mantenha sempre a coleira com a placa. Parques e locais de recreação abertos tem muitas distrações e seu cão pode facilmente sair correndo por curiosidade e excitação. Cães que tem medo de fogos ou barulhos altos também devem usar a coleira com a placa continuamente, pois as reações aos estímulos são quase sempre a fuga.

Você pode adquirir uma placa de identificação em pet shops, ou em lojas online como a Bitcão, mas tenha certeza de gravar corretamente o nome do seu cão, e seus telefones de contato.