A decisão de pegar um segundo cachorro - Por Todd McVicker (Redeeming Dogs).

Olá pessoal! Hoje compartilho com vocês um pequeno texto escrito por Todd McVicker, da empresa Redeeming Dogs, em Dallas no Texas. O texto toca num ponto importante sobre a decisão de adquirir um segundo cão, especialmente um filhote. É uma leitura bacana que já ajuda a esclarecer o tempo de gerenciamento e treinamento que será necessário para que o resultado tenha maior chances de sucesso.

Para ler o texto original em inglês, clique aqui. Boa leitura!


É essa época do ano! Clientes me contatando perguntando o que eu penso sobre a possibilidade de adotar/comprar um segundo cachorro. :)

Em primeiro lugar, considero um grande elogio que eles estejam gostando tanto de sua experiência com o primeiro cão que querem adicionar um segundo. Eu diria que, se você não está gostando dessa experiência, coloque em espera a possibilidade de um segundo cão e receba o treinamento necessário para que seu primeiro cão esteja bem adaptado e treinado. Adicionar um segundo cão nunca vai resolver magicamente problemas de comportamento do primeiro cão, e trará as falhas em seu treinamento para a superfície. 

Ok, digamos que seu cão atual esteja em um bom lugar, ainda pode haver uma razão para esperar. Cães idosos às vezes recebem uma nova vida com a adição de um filhote, mas muitas vezes eles odeiam puramente a atividade e o drama que o filhote traz. Pense em ter no quarto de um parente seu de 85 anos um jovem de 10 anos 24 horas por dia. Se o seu cão é idoso, eu sou uma espécie de fã de deixar o cão desfrutar da sua aposentadoria em silêncio, sem a adição de um cachorro. Se você quer adicionar um filhote, então tenha certeza que o cachorro mais velho está protegido do filhote chato.

Idealmente, eu gostaria de ver um intervalo mínimo de dois anos entre a obtenção de cães, que garante que o cão que você já tem está amadurecido, e os problemas de treinamento com o cão original devem estar no passado.

Estou generalizando aqui mas os melhores pares, onde há menos chance de brigas e conflitos, são os seguintes:

1. Macho / Fêmea - estes quase sempre se dão bem. Geralmente, independentemente de quem seja mais velho, a fêmea executa as decisões com mais maturidade. Eu sei, eu sei...

2. Macho / Macho - estes são quase sempre bons também, se ambos estiverem intactos você precisará de um pouco mais de estrutura.

3. Fêmeas / Fêmeas - muitas vezes isso é bom, mas eu acho que se dois cães na casa realmente decidem que se odeiam, eles são tipicamente fêmeas com fêmeas. Eu pessoalmente acho que este é o tipo mais difícil de agressão dentro de grupos para consertar.

Ok, você classificou as opções acima e sente que está pronto para um segundo cão. Quando você levar para casa aquele cachorro, não espere que seu cão atual fique extremamente feliz com isso. Uma reação típica seria o cachorro rastejando e lambendo o rosto do cachorro adulto, sugando tudo o que vale a pena.

O cão adulto deve desviar o olhar com expressão exasperada, ou rosnar, ou até prender o filhote. Eu supervisiono isso de perto, mas espero que uma das situações acima aconteça. Uma vez que esta fase inicial é passada, o cão geralmente amolece com o filhote e começa a tolerar mais.

Um aspecto em que muitos erram é deixar o filhote ficar com o cão adulto o tempo todo. Isso tem vários problemas. O cão adulto deve ter um intervalo da energia do filhote para que possa descansar. Os filhotes precisam dormir muito mais frequentemente.

Se não passarem um bom tempo separados, o filhote pode desenvolver ansiedade de separação quando essa situação se apresentar. Então, coloque-os juntos por 20 minutos ou mais, em seguida, coloque o filhote de volta na caixa de transporte.

Um resumo disso é que o filhote precisa de tempo DIÁRIO com você longe do cachorro adulto. Leve o cachorro em uma excursão fora da casa diariamente, se possível, a partir do primeiro dia até as 16 semanas de idade. 

A socialização é um tópico separado, mas literalmente o resto da vida dos cães será afetado pelo quão bem você trabalha nessa janela. Eu posso dizer, quase que genericamente falando, que o segundo cão é menos bem comportado porque as pessoas não são diligentes com relação à essa questão.

Um brinde aqui para você, se as pessoas não fizessem isso, muitos problemas seriam evitados. Nunca tenha companheiros de ninhada ou filhotes ao mesmo tempo. Pesquise sobre síndrome de ninhada no Google para saber mais sobre esse assunto. Pegue apenas UM filhote. Estou ansioso para começar a trabalhar com suas novas adições!