A solução está no processo inteiro, não só no resultado!

Olá pessoal! Hoje quero compartilhar com vocês alguns vídeos que podem ser de extrema valia para todos que querem melhorar o comportamento de seus cães em situações diversas. Eu sempre digo que o segredo está no que fazemos todos os dias, no processo de construção, e não apenas no produto final.

Nunca podemos esquecer que existem milhares de pessoas no mundo precisando de ajuda com seus cachorros. Essas pessoas precisam de informações claras, de respostas reais e exemplos reais de como fazer acontecer. Mostrar esse processo é aonde está o real valor dos profissionais que trabalham nesse mercado - o mercado de prestação de serviços para pessoas!

Esse primeiro vídeo foi publicado hoje pela turma do Bangalô Dog Hostel, aonde eles mostram o primeiro dia de um cão bem ansioso e inseguro, na escola para cães. Documentar esse processo é uma coisa incrível, e mostra o real propósito de profissionais que realmente compartilham o que sabem, nos detalhes, todos os dias.

Esse segundo vídeo é da turma do Julie’s K9 Academy, aonde podemos ver um cachorro inseguro aprendendo o place, primeiro com orientação na guia e prong collar, depois com a e-collar. Esse vídeo é bem bacana porque mostra o processo inteiro de uma sessão e todos os obstáculos que a treinadora encontra, até chegar no resultado final.

O próximo vídeo é da querida Cameron Thompsen da empresa Hope2K9 Foundation. No vídeo ela mostra em detalhes o processo de condicionamento com a caixa de transporte, e como fazer essa introdução de forma calma e tranquila, para garantir uma boa experiência para o cão.

Nesse próximo vídeo, do Blake Rodriguez, da empresa Dream Come True K9, vocês podem ver ele demostrar a introdução de pressão na guia com a prong collar, e os detalhes desse processo. A idéia é esclarecer o que é a conversa na guia, e como o cão deve aprender a seguir os movimentos do corpo do condutor com leveza e tranquilidade.

Muita gente me pergunta porque eu compartilho tantos vídeos e conteúdo de profissionais de fora do Brasil. A resposta é simples: porque a maioria dos profissionais locais não produz esse tipo de material gratuito em suas redes sociais. Infelizmente nossa cultura local não é inclinada para ajuda e promoção de conteúdo detalhado de valor. Se existem profissionais aqui no Brasil, que fazem um bom trabalho na prática, minha pergunta é: aonde estão os vídeos?

De nada adianta apenas mostrar cães super educados, atendendo comandos perfeitamente, se o processo não é devidamente documentado e explicado. Eu adoraria compartilhar vídeos de profissionais locais, e indicar o trabalho de todos eles, se tudo fosse mostrado de forma transparente. Não mostrar e guardar tudo atrás de uma cortina de marketing, aonde você só pode ver coisas simples se pagar, para mim, não é exemplo de ética profissional.

Eu entendo que todos precisam ganhar dinheiro, afinal os profissionais vivem disso, porém, se perguntem porque os grandes nomes desse mercado internacional tem tanto material disponível gratuitamente e ainda assim tem carreiras de sucesso? A resposta também é simples: quanto mais claro e transparente você for, mais clientes você vai ter.

Para todos aqueles que não concordam com essa linha de treinamento, ou até apara aqueles que não tem nada contra mas fazem diferente, meu conselho é: comecem a mostrar o que vocês fazem, do começo ao fim. Nosso mercado está afundado em frases bonitas, textos abstratos, e chamadas de marketing apelativas. Nada disso tem resolvido os problemas dos cães domésticos urbanos. O que esses cães precisam é ter famílias bem instruídas, pessoas que saibam como fazer as coisas simples do dia-a-dia sem máscaras, sem filtros e sem meias palavras.

Sejamos mais objetivos como profissionais! Dizer que não tem tempo ou dá trabalho fazer videos não é uma justificativa válida, e todos nós sabemos disso. Se hoje temos tantos cães com problemas sérios de comportamento é porque muitos de nós profissionais, que sabemos aonde está a solução e como aplicar, estamos calados. Se queremos um mundo diferente para os cães, devemos, cada um de nós, fazer a nossa parte. Guardar o que você sabe para você mesmo não ajuda ninguém.

Eu agradeço imensamente à todos esses incríveis profissionais ao redor do mundo que sempre me ajudaram com todo esse material incrível. Minha missão é replicar e compartilhar com todos que querem aprender ainda mais. E você? O que tem feito para instruir sua comunidade sobre o trabalho e vida com cães?