Como usar linguagem corporal na comunicação com cães.

O assunto de hoje é linguagem corporal na comunicação com cães. Vocês sabem que eu advogo bastante pelo uso correto de equipamentos de treinamento, mas, eu sempre digo também que todo equipamento deve ser uma extensão de você, não um substituto de você.

Nesse artigo, adicionei alguns vídeos, bem bacanas, que demostram o poder da linguagem corporal na comunicação e educação de cães.

Cães entendem essa linguagem com muita clareza, e usam esse formato para se comunicar entre eles e conosco também. Saber usar a linguagem corporal corretamente pode ser uma grande vantagem no processo de modificação comportamental de cães em vários cenários diferentes.

Nesse primeiro vídeo, eu trabalho com o Bjorn, um cachorro inseguro que participou de um dos meus cursos. Esse é um vídeo bem bacana que mostra como a linguagem corporal pode influenciar o comportamento dos cães em situações diversas.

Nesse segundo vídeo, publicado pela empresa K9 Connection, Tyler demonstra esse mesmo princípio na educação de condução na guia, usando uma guia unificada, mas sem palavras, trabalhando o cão num ambiente neutro, usando seu corpo para direcionar a ajustar a posição ideal do cão.

Nesse terceiro vídeo, publicado pela empresa Professional K9 Solutions, o instrutor demonstra esse processo dentro da fase inicial do exercício do Place, também usando apenas uma guia com uma coleira lisa comum, mas sem palavras, apenas marcadores nos momentos específicos.

Aqui vocês podem ver esse processo bem no início com um cão que não entende ainda o exercício, e como o uso da linguagem corporal para estabelecer o limite de movimento pode ajudar nessa, e nas etapas futuras do treinamento.



Nesse último vídeo, produzido por Cesar Millan, vocês podem ver esse mesmo conceito sendo aplicado entre dois cães, sem nenhum equipamento, e depois entre o cão e a pessoa. Esse é um excelente exemplo de como linguagem corporal tem um papel primordial dentro da comunicação entre cães. Tudo acontece em fração de segundos, mas para olhos atentos, é bem fácil de perceber.

Todos esses são bons exemplos, na prática, do porque precisamos estar atentos à cada atitude que temos com nossos cães. Linguagem corporal é talvez uma das ferramentas mais eficazes que temos à nosso dispor. O segredo é aprender a usar da forma correta com aplicações devidas ao longo do processo de educação e condicionamento dos cães.