A caixa de transporte tem uma função primordial no treinamento de cães domésticos e, na minha opinião, faz uma diferença incrível na rotina dos cães de forma extremamente positiva.  Vamos analisar todos os benefícios dessa ferramenta e como podemos usá-la para criar um comportamento calmo e sereno nos nossos cães.

A caixa de transporte deve ser, na minha opinião, a primeira ferramenta adquirida pelos donos quando trazem um cão para o seu convívio. Ela vai garantir que o cão estará seguro em casa, até que conheça e entenda as regras do convívio doméstico. Os cães naturalmente buscam uma toca, ou lugar seguro para descansar, e a caixa de transporte é exatamente isso.

Muitas pessoas se sentem mal em usar essa ferramenta porque acreditam que estão punindo o cão ou privando o mesmo de ter a liberdade para circularem em casa, porém, devemos levar em consideração os riscos que os cães estão expostos quando soltos em ambientes domésticos, e como eles são muito mais graves do que imaginamos. Vamos avaliar alguns deles;

  • Cães soltos em casa sem supervisão podem comer e mastigar móveis, produtos de limpeza, objetos eletrônicos, eletrodomésticos, peças de madeira como rodapés e portas, tomadas etc. Qualquer uma dessas situações pode custar uma visita ao veterinário, uma internação e até mesmo a vida do seu cão. Lembre-se, cães são animais e não nascem com o esclarecimento e intelecto humano para diferenciar objetos perigosos de comida ou brinquedos saudáveis, por isso, pense duas vezes antes de deixar um cão solto em casa sem supervisão, você pode estar colocando a vida do seu cão em risco.

  • Cães soltos em casa, principalmente nas primeiras semanas, ainda não entendem a estrutura física do lugar e sem supervisão, vão tentar escolher o lugar para dormir, lugar para comer e o lugar para usar o banheiro, entre outras escolhas. A caixa de transporte é uma excelente ferramenta para garantir que seu cão vai aprender quando e aonde deve usar o banheiro, pois você pode condicioná-lo melhor, direcionando-o para o lugar certo nos horários definidos. Sem o uso da caixa, e sem supervisão, o risco de acidentes dentro de casa são muito grandes, principalmente na sua ausência. O cão pode até entender aonde está o jornal ou tapete, mas vai cometer erros muitas vezes em lugares valiosos para os donos, como sofá, cama, tapetes, na sala e etc. Tudo isso pode ser evitado com o uso da caixa de transporte.

  • Outro grande benefício da ferramenta é garantir que o cão tenha o lugar dele, aonde não será incomodado por crianças, visitas ou estranhos. Lá ele pode descansar em paz sem o estresse da circulação de pessoas pela casa. Muitas pessoas acham que os cães são mais felizes quando estão soltos o tempo todo, porém, essas pessoas esquecem que os cães precisam aprender a relaxar, e desacelerar a mente, e para isso precisam de um lugar que promova essa sensação. Estar solto o tempo todo pela casa cria excitação, expectativa, ansiedade e muitas vezes estresse, que é bastante confundido com alegria. Com o condicionamento correto, os cães adoram a caixa e muitas vezes vão para lá sozinhos quando querem relaxar.

  • Um cão bem condicionado à caixa de transporte também tem o benefício de fazer viagens de forma mais tranquila, já que a ferramenta faz parte da sua vida, evitando todo o estresse de ter que ficar num lugar estranho durante uma viagem.

Algumas considerações importantes a respeito do uso da caixa de transporte;

  • Posicione a caixa num lugar da casa bem ventilado ou num cômodo que tenha ar condicionado. Cães tem a temperatura corporal mais alta que a nossa, e para terem o benefício da ferramenta, ela precisa estar num lugar fresco, principalmente no verão.

  • Em casa, a caixa deve ficar num ambiente neutro, aonde não exista muito trafego de pessoas o tempo todo, como um escritório, ou sala adicional. Lembre-se, a caixa é um lugar de relaxamento, por isso, evite coloca-la em lugares da casa aonde existe muita agitação, como sala de estar, cozinha ou sala de televisão. Você também pode enriquecer o ambiente aonde ela vai ficar com músicas calmas e essências de lavanda. O importante é fazer dessa experiência a melhor possível para o seu cão.

  • O tempo que o cão pode ficar na caixa depende do condicionamento feito, mas em regra, até 4 ou 6 horas seria o máximo. Lembre que seu cão precisa beber água, usar o banheiro e se exercitar. Se você fica fora o dia todo, contrate um passeador que possa retirar seu cão da caixa, exercitá-lo, dar comida e água e permitir que ele use o banheiro. Ao longo do dia faça exercícios curtos de entrar e sair da caixa, desde 10 minutos até 1 hora, para que o cão entenda a rotina e também tenha o hábito de ficar na caixa mesmo quando você está em casa.

  • Mantenha a caixa sempre limpa, já que você vai notar o acúmulo de pelos dentro dela com frequência. Faça uma boa limpeza pelo menos uma vez por semana, com produto veterinário adequado e se usar caminhas dentro da caixa, lave as mesmas no mesmo período também.

Os modelos de caixa de transporte bons vão durar a vida do seu cão, por isso compre uma ferramenta de qualidade. Avalie o tamanho do seu cão adulto e compre a caixa adequada, aonde ele possa ficar em pé e dar uma volta em circulo dentro dela.

Caso não saiba como usar a caixa, ou tenha dúvidas de como fazer o condicionamento, não hesite em contatar um profissional que possa te ajudar. É de extrema importância que o condicionamento seja feito de maneira correta e que o uso na rotina do cão seja feito de forma positiva e responsável. Lembre-se, nenhuma ferramenta treina seu cão, apenas o treino correto e bem orientado garante um bom resultado.

No vídeo abaixo vocês podem ver uma demonstração de condicionamento de regras nas práticas do uso da caixa de transporte, ou nesse caso, a gaiola, que também pode ser usada com o mesmo propósito.