Exercício do "place": aplicações em situações do mundo real.

Vocês sabem que eu estou sempre falando da importância de trabalhar controle de impulsos e respeito de espaço com os cães através de orientações claras na rotina diária. Esses são exercícios aonde o cão precisa apenas "existir" ao redor de novos estímulos e distrações, sem engajamento. Podemos trabalhar isso com o famosos exercício do "place" que eu falo bastante por aqui. 

Para ilustrar melhor os benefícios desse exercício no mundo real separei alguns vídeos bem bacanas que mostram, na prática, como vocês podem fazer com seus cães. 

Nesse primeiro vídeo vocês vão ver a aplicação dessa orientação num caso de reabilitação aonde o cão já havia atacado o aspirador e o dono anterior quando estava usando o secador de cabelos. 

Nesse segundo vídeo vocês podem ver o uso desse exercício dentro do trabalho de condicionamento com a e-collar usando a guia longa no chão, e duas plataformas para movimentar o cão entre os comandos.

Nesse próximo vídeo vocês podem ver esse exercício sendo usado com 2 cães aonde são apresentados estímulos diferentes como comida, barulho de campainha e até outro cão brincando enquanto o primeiro precisa tolerar e apenas existir no ambiente. 

Nesse último vemos novamente a fase de direção, usando duas plataformas para o exercício, e orientando a movimentação do cão também com o uso da guia e da e-collar

Todos os vídeos mostram excelentes exemplos, na prática, de uso desse exercício em situações do mundo real doméstico e social. Não tem segredo, basta apenas inserir o exercício na rotina diária e se manter consistente.