Cães que brincam de forma não tão legal | Pergunta & Resposta por Cesar Millan

Vejam esse artigo traduzido do site do Cesar Millan que fala sobre um tema muito comum; brincadeiras que passam dos limites entre cães. 

Pergunta;

Como eu faço para impedir que meu Pit Bull de 1 ano brinque de forma muito brusca com outros cães?  Ele é um cachorro gentil, mas muito forte e já tirou sangue de outro cachorro apenas brincando. Ele gosta de agarrar na pele do focinho do seu amigo boxer. Até hoje ele não mordeu ninguém, mas eu gostaria de parar com esse comportamento de morder o quanto antes.

Melissa Smith | Norristown, PA

Resposta de Cesar Millan

Estabeleça limites

Sem dúvida, não permite que ele agarre outro cão na pele. Minha sugestão é no momento que você reconhecer que a brincadeira está para começar, interrompa na hora. Garanta que ele chegue ao mais alto grau de relaxamento completo antes que inicie a brincadeira outra vez. Do nível de zero a 10, leve ele até o zero no que diz respeito ao seu estado mental.

Correr no nível 10 ou brincar de pegar está bem para mim, mas na brincadeira com outros cães isso não pode escalar. Cães podem ser vocais quando brincam, mas você precisa saber a diferença entre brincadeira agressiva e brincadeira saudável. Cães também tem tipos diferentes de brincadeira. Pit Bulls, por exemplo, gostam de usar o peito e pular pra cima e pra baixo, outros gostam de correr em círculos, ou usar as pernas e patas.

Controle a excitação

Cães, como humanos, tem vários níveis de excitação. Agarrar outro cão pela pele seria nível 10 ou próximo a isso, e aí é uma entrada em potencial à zona vermelha. Para a minha matilha brincar, eu preciso ser capaz de controlar a intensidade deles. O ideal nível de excitação para uma brincadeira seria nível 5. Você precisa ser o juiz disso e é claro, que para cada pessoa,  nível de excitação vai do discernimento de cada um e pode ter suas variáveis. Use seu bom senso e sinta a energia.

Meu conselho para você é, não deixe que seu cão use a boca quando está brincando de nenhuma forma, especialmente se ele já fez isso e tirou sangue de outros cães.  Ele não aprendeu a etiqueta correta na hora de brincar. Vai levar algum tempo e supervisão da sua parte na hora das brincadeiras.

A prática leva a perfeição

Você pode praticar com brinquedos e petiscos antes de colocá-lo com outros cães, assim você saberá ter controle sob o nível de excitação dele. Pratique elevar e diminuir o nível de excitação dele várias vezes na sequência. Acostume seu cão a olhar para você para saber qual nível de excitação é permitido.  Isso é essencialmente criar regras, barreiras e limites.